quarta-feira, 29 de março de 2017

Você vive no passado, presente ou futuro?


O tempo nos guia e seguimos os ciclos terrenos. Dividimos nossas vivências em passado, presente e futuro, como em uma régua demarcada. De algum modo ele nos serve como parâmetro, por meio do qual fazemos nossos planos e avaliamos resultados. Entretanto, temos grande dificuldade na interação entre o nosso espírito imortal e a impermanência da vida material. 

O espírito não está condicionado ao tempo, já a existência no corpo físico é temporária. Às vezes estamos no passado, outras no futuro e em raras ocasiões no presente. Sofremos repetindo experiências de ontem e que permanecem vivas na mente ou ficamos atormentados com as expectativas futuras, agarrando-nos a elas. A mente presa ao tempo impede a visão integral.

Quando um astronauta viaja pelo espaço e alcança alta velocidade, o tempo para ele passa mais devagar. O tempo é relativo e muda conforme a velocidade em que nos deslocamos no espaço. Segundo os teóricos da física, se atingíssemos a velocidade da luz, o tempo pararia.

E por que não dizer que somos luz e podemos parar o tempo? Podemos ultrapassar a barreira temporal, adentrando outras dimensões. Afinal, é um complexo de luz e sombras que definem o nossa forma humana atual. 

A física quântica evidencia que, a nível subatômico, substâncias sólidas contêm um enorme “vazio”. Um espaço vazio que coloquei entre aspas, porque no suposto nada, há energia, ainda não identificada pela ciência, a qual compreende os nossos corpos sutis. 

A mente humana pode viajar no tempo, retroceder ou antever, mas não deve estacionar em uma parte ou outra. O corpo mental não está atrelado às imposições do mundo físico. Cada um de nós tem a capacidade inata de ir para o passado ou para o futuro com os pensamentos.

A consciência que abrange o espírito é atemporal e não-local. A régua do tempo é uma limitação do corpo. Já no plano da mente, os pensamentos são tão reais que quase o tocamos com as mãos. Tanto que, o corpo acompanha o fluxo mental. Ele reage aos impulsos mentais e mesmo que estejam no passado, ele os vivencia. O espírito é livre para viver além do tempo e do espaço, enquanto o corpo precisa se submeter às raízes que tem com a terra. 

Temos que encontrar o ponto de equilíbrio entre os dois mundos para uma vida plena e saudável. A maioria das pessoas vive em discordância com sua Natureza terrena e não se apropria de sua essência espiritual imortal. A mente não caminha com o corpo e pouco se conecta ao espírito. E quantas vezes o corpo está aqui, a mente num outro lugar e o espírito desconectado? 

A falta de alinhamento produz uma série de deficiências e desequilíbrios, gerando as doenças, tanto físicas quanto mentais. Temos que nos harmonizar com o espírito eterno e o corpo físico, lidando com uma mente capaz de uni-los. Para isto, é fundamental viver o presente, sentindo-nos parte de um complexo unificado, no qual o tempo perde sua primazia. 

O poder que a mente exerce sobre o corpo e o espírito é muito grande. A benção da reencarnação é necessária ao espírito, para que ele se liberte do domínio mental inferior. O esquecimento de suas vidas pregressas o ajuda a experimentar o aqui e agora num novo corpo físico. 

As mentes muito preocupadas ou ressentidas são as mais rígidas. Vivem no passado ou no futuro e alienadas, esquecem o presente. Há falta de fluidez do corpo e da vida, proporcionada por um padrão mental que impede a vivência no agora. Daí a razão de tanta infelicidade, sofrimento e desilusão. 

Observe se você está vivenddo no passado, no presente ou no futuro. Avalie o quanto sua mente é acometida pela falta de integração com seu corpo e seu espírito. Quanto mais você puder viver o presente, mais fácil será realizar os seus sonhos e transformar o passado por meio da experiência consciente no hoje, obtendo os resultado futuros que almeja.

Somos seres atemporais e alocais, temos o passado, o presente e o futuro como uma unidade inseparável. A mente é a prova deste potencial. Mas, se nos focamos apenas numa parte do tempo ou na outra, deixamos de viver a plenitude do presente que é a chave que nos liberta da prisão temporal. 

O presente é eterno. Ele é o elo perdido entre os tempos passado e futuro, que a mente inferior cindiu, tirando-nos temporariamente da condição de seres imortais. 

PRÁTICA DE MEDITAÇÃO AQUI E AGORA 

1. Sente-se confortavelmente, mantendo a coluna e a cabeça eretas. 

2. Feche os olhos e leve sua atenção para a respiração. 

3. Observe seu fluxo respiratório.

4. Enquanto tenta observar sua respiração, sofrerá as distrações advindas dos ruídos, incômodos no corpo e principalmente dos pensamentos.

5. Sempre que perceber que se distraiu, volte naturalmente a se focar em seu fluxo respiratório. 

6. Apenas observe a sua mente e o seu ser no aqui e agora. Não faça julgamentos ou críticas. 

7. Pratique pelo menos por 10 minutos ao dia. 

Namastê

Para atendimento Orientação e Terapia Transpessoal online particular: agendamento e valores envie e-mail para nadyaprado@uol.com.br

Para saber mais sobre Transpessoal e Nadya Prem acesse o blog http://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br

Cuta a página no facebook: http://www.facebook.com/despertariluminado

Nenhum comentário:

Postar um comentário